sexta-feira, 30 de julho de 2010

início!


Para o primeiro mês (agosto de 2010), a lista de filmes conta com três obras consagradas, portanto mais facilmente apreensíveis pelo gosto geral, em três temas bem distintos: terror sobrenatural, distopia futurista e memórias de vida.

Estas são as versões estendidas, reavendo algumas cenas que foram cortadas nas versões mais conhecidas, apresentadas pelos diretores como eles pretendiam que fosse lançado originalmente. Assim, trazem modificações no enfoque das narrativas:


Comemorando o DIA NACIONAL DAS ARTES

QUINTA-FEIRA 12/08, às 18h
'Cinema Paradiso' (Giuseppe Tornatore, Itália, 1988)





QUINTA-FEIRA 19/08
'Blade Runner' (Ridley Scott, EUA, 1982)





QUINTA-FEIRA 26/08
'O Exorcista' (William Friedkin, EUA, 1973)





8 comentários:

Cristiane disse...

Porque o exorcista saiu da estréia?
Conheço poucos filmes melhores que este clássico para ser apresentado no dia nacional das artes.
"Cine paradiso" não vale o deslocamento de casa para ir assistir. Lamento a escolha.

Giovani Andreoli disse...

: :

Cristiane

Nossa proposta está em construção esta semana. Ainda nem temos um horário definitivo, mesmo que o mais provável seja às 18h.

Ainda podemos redefinir a estréia e, com certeza, vamos levar em conta as manifestações que surgirem aqui no b'log.

Uma sugestão é tu deixares teu email disponível, isso ajuda.
___

Jornalista Giana Cunha disse...

parabéns pela iniciativa!!
Bagé precisa de movimentadores da cultura como vcs!
abs

Unknown disse...

Oi pessoal! ejo que fizeram algo legal. Mas tenho uma duvida. Não é critica, nem repressão, nem denuncia hehe nada disso, mas talvez fosse algo para crescimento do evento. Eu não estive presente por motivos de compromissos, mas vamos ao que interessa!

Dentro da lei de direitos autorai, esta expressamente proibida a execução do material que querem , irão ou foi apresentado. Em geral, as legislações nacionais consideram como interpretação pública ou execução pública toda interpretação de uma obra em local onde o público esteja ou possa estar presente, ou em local não aberto ao público, mas onde esteja presente um número considerável de pessoas fora do círculo familiar normal e de suas relações sociais mais próximas. Como lidar com isso? Será que vale a pena fazer as coisas erradas?
E uma duvida. Porque não apresentam filmes brasileiros? Que incentivo cultural terei com "o exorcista"? blade runner?
Fica minha dica, minha pergunta.
Abraço a todos e aguardo resposta

Mauro disse...

Caro(a?), seu prazer, agradecemos imensamente pelas contribuições de qualquer participante interessado! E todas as críticas e sugestões serão incluídas na discussão, que é a nossa proposta.

Bom, em termos rigorosos, tens razão quanto a proibição de exibições públicas pela lei do direito autoral. No entanto, é de conhecimento comum que esta Lei é desatualizada e em função disso está se propondo, por parte do próprio Estado, uma reforma ampla que já conta com uma minuta:
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/consulta/

É importante dizer também que o cineclube não é considerado, oficialmente, como uma simples exibição pública. Na verdade sua qualidade majoritária é o cunho cultural e a finalidade não lucrativa, conforme a instrução normativa da Ancine (no link abaixo) que o regulamenta.

http://www.ancine.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8397&sid=71

E consta na Lei nº 10.695 de 2003 ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.695.htm ), que altera o código penal, que as penas são previstas apenas para os usos com intuito de lucro direto ou indireto.

Sobre sua preocupação com filmes brasileiros, a idéia do cineclube é exibir filmes de quaisquer nacionalidades, desde que apresentem algum tipo de valor artístico. O Cinema, assim como a Literatura, a Música e diversas outras modalidades de Arte, sempre abriu portas à imaginação e à reflexão, permitindo uma evolução de pensamento.

Em plena era da globalização, onde as tecnologias de informação nos permitem uma troca cultural cada vez mais eficiente e uma "aceleração das trocas", pensamos que seria um atraso tentarmos voltar no tempo, limitando uma visão apenas de dentro de nossas próprias fronteiras.

Contaremos com títulos nacionais sim! Assim como títulos italianos (ver estréia), franceses, russos, alemães, africanos, chineses ou de qualquer nacionalidade -- afinal, a Arte é patrimônio da humanidade.

Temperos e Desesperos disse...

Oi! Eu tenho alguns filmes originais e gostaria de colocar à disposição de vcs.
Na última sessão vcs falaram que está aberto a quem quiser participar e eu tenho interesse, mas não sei como faz. Tenho algum conhecimento do movimento cineclubista e uma exagerada paixão por películas e cia. ;)

Marcel disse...

Ótimo ! ... pode mandar pra sorro@googlegroups.com ... já nos passa teu e-mail pra adicionarmos à lista.

Anônimo disse...

Mauro
Concordo plenamente contigo, ao responder o senhor "seu prazer". As manifestações culturais são diversas, e a iniciativa de vocês em proporcionar esses filmes ao pessoal de Bagé é importantíssimo no sentido de uma construção de pensamentos que venham a contribuir nesses espaços de trocas culturais. E, por que não filmes estrangeiros? Qual o problema?
Há obras FANTÁSTICAS, as escolhas de vcs tem sido muito felizes!
Um grande abraço