sábado, 10 de setembro de 2011

"Sorro Cineclube debate primeira década após o 11 de setembro"

publicado originalmente no jornal 'Minuano' em 10/09/2011:
http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=66454

Calvin Furtado

A agenda do Sorro Cineclube Bagé tem programação especial para o mês de setembro. As exibições terão como tema os 10 anos após o ataque ao World Trade Center (WTC), em Nova Iorque.

A intenção é discutir as mudanças e os reais objetivos do que ficou conhecido como a guerra contra o terror. Os encontros ocorrem aos domingos, a partir das 16h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.

Conforme um dos coordenadores do Cineclube, Giovani Andreoli, o simpósio "10 anos de 11 de setembro: o mundo depois da queda das torres gêmeas WTC" tem como objetivo a reflexão. "O 11 de setembro marca a data de um incidente de proporções mundiais. O ataque serviu para justificar guerras, terrorismo de Estado, caçadas e execuções em público. Em suma, expôs simbólica e concretamente a fragilidade da principal economia em nosso mundo capitalista globalizado de início de milênio", pondera.

A mostra do fim de semana será o longa-metragem americano "Loose Chance 9/11", lançado pelo diretor Dylan Avery em 2007, que argumenta que os ataques foram planejados e conduzidos por elementos dentro do governo dos Estados Unidos. A obra embasa as reivindicações de anomalias percebidas no registro histórico dos atentados. "É um assunto que até hoje não foi bem esclarecido e que mexeu com a opinião pública. O 11 de setembro nos ofereceu outra perspectiva de mundo", explica Mauro Lemos, um dos coordenadores do Cineclube.

Na segunda-feira, ocorre uma mesa-redonda mediada pela professora do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Fabiane Lazzaris. Participam do debate as professoras-doutoras Kátia Vieira, Lúcia Britto Correa e Isabel Teixeira. O encontro acontece às 19h, no câmpus Bagé da universidade, e é aberto ao público.

Nenhum comentário: