quinta-feira, 30 de setembro de 2010

30.09.10 - documentário: Hércules 56








trailer 'Hercules 56' por marfici no videolog.tv.




Nosso primeiro documentário exibido, explorando a temática da política, mais especificamente revisitando um terrível episódio histórico da ditadura militar no Brasil.

Rendeu uma conversa interessante. Muito longe da pretensão de abarcar todo o assunto, falamos mais em torno de nossas impressões, reações, associações a respeito.

O curta exibido logo antes, o norte-americano Signs, não tinha relação temática específica, à princípio...


Signs


... porém, podemos refletir sobre as possibilidades de organização política de uma população, que depende de comunicação. Nos tempos da ditadura militar, a população urbana tinha mais informação do que a população rural a respeito da repressão, por ser um aglomerado mais denso de pessoas, por haver mais contatos em uma malha de conhecedores.








Por outro lado, a densaidade populacional funciona ao contrário para certos níveis... Em certo ponto, o meio rubano gera a impossibildiade de diálogo, o cerceamento da diversidade, como mostra o curta. Como a política tem a ver com sentimento de partença e emoções de ligação, fundamentalmente, pessoas andando lado a lado sem se conhecerem ou se emocionarem juntas não geram reações minimamente organizadas antes um sistema de controle.

Enfim, esta foi uma reflexão diferente das que rolaram na nossa conversa presencial, no grupo, e resolvi registrar também.







Nenhum comentário: