
E Suspiria não resistiu ao tempo. O filme de Dario Argento, realizado em 1977, é um daqueles produtos vendidos pela excelência, mas que ao assistir a gente fica se perguntando: por quê?
Cinema que mistura os gêneros de horror giallo (assassino em série) e fantástico, Suspiria conta a história de uma jovem norte-americana que vai aprender balé numa escola no interior da Alemanha. Detalhe: apesar do local, o filme é falado em italiano.
O começo empolga. A trilha abre os créditos instalando um terror crescente por meio do uso intenso de violino e de um coro de vozes de uma canção infantil lembrando O Bebê de Rosemary. Os enquadramentos precisos, a iluminação, a tempestade noturna e as cores berrantes criam uma ambientação promissora. Aliás, a trilha, a fotografia e os cenários são os recursos utilizados para encobrir os péssimos atores, o roteiro fraco, os truques baratos e os parcos recursos de um filme do gênero.
A história envolvendo um suposto serial killer em nenhum momento convence, pois o cenário surreal e a iluminação (Argento abusa do vermelho, com direito a sangue de catchup) deixam clara a explicação sobrenatural para a trama. Há cortinas esvoaçantes e mudanças bruscas de cores, no clima de mansão mal-assombrada.
Contando a favor de Suspiria, há uma sequência realmente assustadora na segunda metade do filme (provavelmente inspirou John Carpenter em Halloween). Entretanto, não livra a película da mediocridade.
Falta sangue, ameaça, tensão e, principalmente, o elemento perturbador em Suspiria. Não existe no filme aquela ideia por traz do enredo que faz a plateia se arrepiar. Algo que está presente em um filme recente de Argento, Jenifer, feito para a série Mestres do Horror.
Difícil imaginar que o público de hoje, acostumado a banhos de sangue, se impressione com Suspiria. Contudo, não faltam cinéfilos para chamarem o filme de obra-prima.
10 comentários:
bah... acho Suspiria mil vezes superior a Jenifer
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Legal o comentário, Maicon. Esse é o espírito! Ter opinião.
Eu vi 'Suspiria' faz anos, não me lembro muito bem, mas penso o contrário, que tem sim uma boa idéia por trás do enredo. A noção de que a Morte interfira quase diretamente no mundo concreto, feito uma entidade antropomórfica, parece um pouco mistura de "Hellraiser" com "Sandman".
Me lembrou os quadrinhos do "Dylan Dog" no estilo... um subproduto do giallo... também.
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Eu não conheço muitos filmes do gênero giallo, mas foi um movimento importante para começar o gênero slasher nos EUA, que na verdade é o giallo com outro nome.
O maior problema que vejo em Suspiria é a obviedade do roteiro.
Vi apenas três filmes do Argento. Gosto muito de Jenifer. A ideia de transformar "Lolita" num filme de horror me agradou muito. Fora que o filme não economiza no gore.
Nem sempre o "gore" faz o filme ser melhor que algum que não use, também não concordo com a resenha, pois cada filme tem sua época e não podemos comparar filmes distintos.
Eu gosto muito de filmes Giallo, e são poucos os feitos atualmente que seguem a qualidade dos antigos, são filmes que considero que tenham algum charme, coisa que banhos de sangue nem sempre conseguem criar.
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Putz, eu tinha confundido com outro filme. Agora que assisti o certo (po, e ninguém se deu conta de que eu não falava coisa com coisa ali?).
"Suspiria" realmente é uma psicodelia degenerada e experimental do início ao fim. Estupendo como um estampido. Nem devia causar polêmica. Provavelmente, influência sobre David Lynch, Clive Barker e outros. E com certeza envelheceu, como tudo envelhece.
Agora... o sangue e o vinho de "Tintas Killing" ali é pra matar mesmo..!
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Hehe. Você confundiu Suspiria com qual filme Giovani?
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Com o segundo da trilogia, o "Inferno". Esse sim eu gostei. E é deste que falei, que tem sim uma boa idéia por trás do enredo.
Mas eu assisti faz anos, não me lembro muito bem...
[X-)]
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Quanto a "envelhecer", acredito que muitos filmes conseguem manter o impacto mesmo tendo sido feitos há décadas. Revi recentemente filmes que tem uma qualidade técnica marcante mesmo se comparados com o cinema atual. São os casos de: Tubarão, Operação França e Bullit. Os dois últimos têm cenas de ação muito melhores do que a maioria dos filmes produzidos recentemente.
Bah... realmente... a cena da perseguição do Bullit pelas ruas de San Francisco são perfeitas :D
Assim como as cenas de ação do Templo da Perdição, Meu Ódio Será sua Herança... são de prender o cara na frente da tela.
...dão uma lavada nos Cassino Royale e Transformers de hoje em dia...
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Sim... sem falar em MONSTROS SAGRADOS como "Nosferatu", "2001 - odisséia no espaço", "Star Wars", "Blade Runner"...
Realmente, o envelhecimento é relativo... assim como o tempo!
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