
Bullitt confirma que a partir da segunda metade da década de 60 até o fim da década de 70 o cinema norte-americano viveu seu melhor momento.
O filme de Peter Yates é constantemente lembrado pela cena de perseguição envolvendo o personagem de Steve McQueen. E sim, a sequência é empolgante. Apesar de Bullit ter muitas outras qualidades, essa cena me fez pensar nos melhores “pegas” automotivos do cinema. Assim resolvi exercer um dos maiores prazeres da humanidade: fazer listas.
Filmes com as melhores cenas de perseguição:
1 – A Supremacia Bourne, de Paul Greengrass, 2004
Greengrass transforma a cena de perseguição num duelo western passado nas ruas de Moscou. Os closes, os planos de detalhe, o zoom, os cortes rápidos intercalando imagens de acelerador, câmbio de marcha, volante, e pneus rasgando o asfalto, tudo conduzido por uma trilha eletrônica que cresce junto com a dramaticidade e a emoção da sequência, culminam num dos melhores momentos do cinema do século XXI.
2 – Os Donos da Noite, de James Gray, 2007
Até assistir a essa obra-prima não conhecia um exemplo de perseguição como cena de tragédia grega. Gray deixa a câmera no interior do carro, e acompanhamos os acontecimentos pela perspectiva subjetiva dos personagens. O carro como ameaça de morte transforma o que seria ação em puro drama e tragédia.
3 – À Prova de Morte, de Quentin Tarantino, 2007
Se fosse uma cena dirigida por Gray seria puro drama, mas como é Tarantino, é uma cena, antes de assustadora, cool, espetacular e metalinguística. Tarantino brinca com os mecanismos do cinema ao colocar um dublê (Stuntman Mike), que nas horas vagas atua como serial killer, para dirigir um carro à prova de morte trucidando mulheres. O azar de Mike é que ele pega uma dublê de verdade pelo caminho.
4 – O Exterminador do Futuro 2. de James Cameron, 1991
Duas cenas de perseguição antológicas com finais antológicos. Na primeira, o androide T-800, interpretado por Schwarzenegger, usa uma Harley Davidson para tentar resgatar John Connor, raptado pelo androide T-1000. A segunda sequência envolve até um helicóptero, encerrando com a explosão de uma carreta e um “hasta la vista baby”. Apesar dos marcantes efeitos digitais, Cameron se notabiliza pelos efeitos mecânicos nas cenas de perseguição.
5 – Operação França, William Friedkin, 1971
Uma espetacular perseguição num espetacular filme de perseguição. A cena em que o personagem de Gene Hackman pilota um carro pelas ruas de Nova York tentando alcançar um trem é louca e obcecada, bem de acordo com o perfil do personagem de Hackman.
6 – Bullitt, Peter Yates, 1968
Os planos abertos e longos, os poucos detalhes em cena e a inventividade para sustentar uma extensa cena de perseguição tornam essa sequência algo que só seria possível na era pré-MTV.
7 – Ronin, John Frankenheimer, 1998
O Operação França da década de 90. A ideia de colocar uma perseguição na contramão numa movimentada autoestrada contando com a mágica de Hollywood só podia dar muito certo.
8 – O Exterminador do Futuro 3, Jonathan Mostow, 2003
Único momento marcante de um filme tão aguardado. Pelo menos Mostow não poupou esforços e nem um caminhão guincho para pôr alguns quarteirões de Los Angeles a baixo.
9 – 60 Segundos, Dominic Sena, 2000
Filme ruim. Recomenda-se passar diretamente para os últimos vinte minutos, quando o personagem de Nicolas Cage mostra todo o seu amor pela sua “Eleanor”.
10 – Matrix Reloaded, irmãos Wachowski, 2003
Numa autoestrada dentro da Matrix tudo é possível. A excelente trilha eletrônica e as capotagens em bullet time deixam o espectador pedindo bis. Pena que o filme não provoque a mesma reação.
5 comentários:
Ótimas dicas, Maicon! Excelente reportagem.
Acho que a trilogia MAD MAX se encaixa também neste perfil, ou não?
Verdade Murilo. Se encaixa sim. Me lembro muito vagamente das cenas de perseguição, pois faz muito tempo que vi Mad Max. Provavelmente alguma delas poderia entrar na lista. Entretanto, sabe como são listas...teria uns 20 filmes que mereceriam entrar numa lista de 10.
Podia citar ainda Vanishing Point e Dirty Mary, Crazy Larry, ambos da década de 70.. muito bons...
filmes exclusivamente de perseguição
Tanto Vanishing Point quanto Dirty Mary, Crazy Larry são citados e homenageados em À Prova de Morte.
Postar um comentário