terça-feira, 3 de maio de 2011

Extensão na UniPampa: Campus Bagé


A profª Sara Mota ensina língua espanhola (Espanhol básico I - duas turmas) no curso de Letras do Campus Bagé, e convidou o Sorro cineclube Bagé para trabalhar com o filme do diretor Pedro Almodóvar presente no ciclo temático deste mês, Tudo sobre minha mãe (1999, Espanha). A primeira turma realizou a atividade no próprio Campus Bagé.

espanholunipampa.blogspot.com




A proposta é ampliar a percepção dos estudantes a respeito da língua e cultura espanhola, motivando e ajudando na compreensão contextualizada dos termos, textos, diálogos... através da apreciação da narrativa cinematográfica.

Para tanto, a professora produziu o material escrito em forma de "ficha de análise", a partir de uma cuidadosa pesquisa a respeito do aclamado e polêmico diretor /roteirista espanhol apresentado pelo cineclube, envolvendo os estudantes em uma dinâmica de reflexão acerca da linguagem escrita e falada, tanto da estrutura gramatical quanto de expressões coloquiais, características de dialetos, etc.




Mauro Lemos falou a respeito do seu trabalho na Pró-Reitoria de Extensão: como um dos três pilares fundamentais da Universidade, revitalizado nos últimos anos a fim de evitar que a vida acadêmica se desenvolva isolada, produz o diálogo com a comunidade local e também com o multiverso cultural que caracteriza a hipermodernidade. Ele também descreveu brevemente o programa de Extensão que coordena, o "Cinema no Pampa", que propõe estabelecer uma rede colaborativa entre todos os cineclubes que existem nos dez municípios.




Giovani Andreoli falou a respeito do projeto de Extensão "Sorro cineclube Bagé", que existe desde o ano passado e propõe, além de um dia fixo por semana com a exibição de obras e os debates subseqüentes, outros dias e turnos esporádicos ou "sessões extraordinárias", adaptadas a alguma proposta mais específica. A intervenção no Campus Bagé cumpre esta agenda, dialogando o olhar acadêmico de avaliação formal da linguagem, com o olhar espontâneo da fruição sobre a obra artística.




A discussão contemplou também aspectos formais e comparativos da própria linguagem cinematográfica. E o projeto conta ainda com a colaboração dos estudantes da UniPampa Maraíza Rodrigues Rigueira e Felipe Lima, que são freqüentadores assíduos do cineclube.

A segunda turma da profª Mota incluída nesta proposta foi até o espaço na Casa de Cultura Pedro Wayne, às 19h, conhecer do cineclube em sua edição periódica mais convencional. Isso serviu para valorizar o local, generosamente disponibilizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Bagé, cumprindo com um dos objetivos da Extensão, que é convidar a comunidade acadêmica a interagir com a comunidade local em dinâmicas de produção cultural.




Permaneceu a mesma dinâmica de trabalho, com ênfase na observação atenta da língua espanhola e suas diferentes "manifestações" em cada contexto cultural, através de cada personagem, aos olhos e ouvidos de cada estudante. Isso foi também foi interessante para os freqüentadores habituais conhecerem o valor que a Academia defende para a atividade extensionista como produção de conhecimento.




Semana que vem, dia 10.05 às 19h, segue o "ciclo das mães" com o filme Minha vida sem mim (Coixet, Canadá /Espanha, 2003).



(versão autoral do texto publicado em unipampa.edu.br/portal/noticias)


Nenhum comentário: