sábado, 23 de abril de 2011

encontro "Falando em Cinema: sin fronteras"


No dia 20 de Abril aconteceu um encontro muito especial para a 7ª arte na cidade de Bagé. Estiveram reunidos na Casa de Cultura Pedro Wayne, os cineastas Zeca Brito (bageense) e Gonzalo Rodrigues (uruguaio).




O evento, que foi promovido conjuntamente pelo Sorro Cineclube, Unipampa, IFSul e a Casa de Cultura, teve na parte da manha uma reunião inter-institucional com os cineastas para discussão de projetos, onde se firmou a parceria para constituir uma rede sólida que articule e promova o cinema na região, tendo como objetivo inicial, arquitetar o Festival de Cinema de Fronteira, previsto para o fim do ano, em data que será brevemente divulgada aqui no blog.




Na parte da tarde houve exibição de produções dos dois diretores: La línea Imaginária, de Gonzalo Rodriguez; e O Sabiá, de Zeca Brito, seguido de mesa redonda com os diretores para discussão das obras, sua realização e seus contextos.




Ficou evidente para os presentes na discussão, a qualidade das obras e a sensibilidade dos diretores em captar as peculiaridades culturais nos diferentes cenários que filmaram. Línea Imaginária nos trouxe um relato genuíno e sincero dos habitantes da "fronteira" entre Brasil e Uruguai, na cidade de Aceguá, seus constumes, dia-a-dia, o cruzamento das culturas e idiomas. O Sabiá revela o "mundo" dos quilombolas da região do Rincão do Inferno, captando com muita sensibilidade, a identidade e o cenário de uma família que lá habita.

Nenhum comentário: