quarta-feira, 1 de junho de 2011

junho: ciclo de filmes de horror

Reivindicado há algum tempo, o ciclo com a temática de filmes de horror finalmente ganha espaço no mês de junho. Dentro da atividade de um cineclube, onde a apreciação das narrativas audio-visuais leva a uma conversa a respeito do que foi exibido, os participantes devem ficar mais do que apenas "horrorizados", como também esclarecidos quanto aos possíveis sentidos deste conteúdo produzido.

Apresentamos aqui três títulos da década de oitenta, obras de personalidades consagradas deste gênero no cinema norte-americano e inglês, e uma produção nacional da década de sessenta, internacionalmente reconhecida.


07/06 - Evil Dead (Raimi, EUA, 1981)

14/06 - Do além (Gordon, EUA, 1986)

21/06 - Hellraiser (Barker, Inglaterra, 1987)

28/06 - À meia-noite levarei sua alma (Marins, Brasil, 1965)









Por coincidência ou não, o último filme do ciclo do mês passado (sobre maternidade) também está nesta categoria dos que se propõem a provocar espanto, medo, sustos, nojo, etc.


8 comentários:

Maicon Antonio Paim disse...

Bom, The Evil Dead provoca sustos, medo, nojo, tensão, apreensão, insônia e também boas risadas. Tudo é elevado ao cúmulo da loucura e da genialidade nesse filme: som, trilha, maquiagem, sangue, vísceras e movimentos de câmera literalmente demoníacos.

É filme para matar o trabalho, graduação e pós-graduação.

Raimi garantiu seu lugar no céu com esse filme dos infernos.

Maicon Antonio Paim disse...

Faltou um filme do Carpenter na lista. Talvez o melhor cineasta do gênero.

Marcel disse...

eu gosto do Carpenter... mas acho ele meio canastrão.. tirando The Thing e Halloween... (talvez The Fog se escape também) os outros filmes dele são meio safados..

ah... Cigarette Burns é legalzinho também

Maicon Antonio Paim disse...

Adoro Cigarette Burns (melhor episódio de "Mestres do Horror"). Como tem menos de uma hora, talvez pudesse exibido antes de um dos filmes do ciclo.

Fuga de Nova York não é muito bom, mas o personagem principal é excelente.

Tá certo, ele já não faz um bom filme há anos, até porque tem feito poucos filmes, mas Halloween e The Thing são clássicos.

Marcel disse...

poisé... ele acabou tendendo mais pra aventura que pro horror

Giovani Andreoli disse...

: :

Já eu acho penso que "The Thing" e "Fuga de Nova York" são geniais! Inclusive, o segundo mereceu uma seqüência igualmente genial, "Fuga de Los Angeles".

Maicon Antonio Paim disse...

Mas faltou capricho na direção tanto de "Fuga de Nova York" quanto de "Fuga de Los Angeles". Há uma boa história e bons personagens, mas o Carpenter fez um trabalho um tanto preguiçoso e pouco convincente em termos técnicos, principalmente nas cenas de ação.

Giovani Andreoli disse...

: :

Pra mim, a narrativa é o mais importante em um filme, de modo geral. Mas considerei a direção destes dois suficientemente boa; não excepcional, mas é um filme basicamente pra divertimento, não preciso levar tão a sério.
_______